Academia fecha sem aviso em Porto Alegre e mais de 100 alunos registram boletim de ocorrência
Clientes alegam terem sido vítimas de golpe após academia fechar em Porto Alegre Uma academia localizada no bairro Bom Fim, em Porto Alegre, fechou as portas ...

Clientes alegam terem sido vítimas de golpe após academia fechar em Porto Alegre Uma academia localizada no bairro Bom Fim, em Porto Alegre, fechou as portas de forma repentina no final de junho, sem aviso prévio e, segundo os alunos, sem devolução dos valores pagos pelos planos. Mais de 100 boletins de ocorrência já foram registrados por clientes, e o caso é investigado pela Polícia Civil como possível crime de estelionato. 📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp Desde 30 de junho, o local está fechado. Alunos relatam que foram surpreendidos com as portas trancadas e que não conseguiram mais contato com os responsáveis pela empresa. O engenheiro mecânico Lucas Kroeff relata que descobriu o fechamento ao tentar treinar no início de julho. “Eu e outros alunos chegamos para fazer academia e encontramos as portas fechadas”. Já Mariana Oliveira dos Santos, assistente administrativa, conta que percebeu algo estranho no próprio dia 30. “Quando saí da academia à tarde, já não tinha luz. Achei que fosse um problema elétrico. Depois soube que a CEEE cortou a energia. No mesmo dia, o local foi fechado, e ninguém conseguiu mais contato com o dono.” Além da falta de explicações, muitos alunos relatam que foram bloqueados em aplicativos de mensagem depois de questionarem o fechamento e a devolução dos valores pagos. Academia em Porto Alegre Reprodução/ RBS TV Em um vídeo publicado no dia 12 de julho, o proprietário da academia, Juliano Mendes Soares, confirmou o encerramento das atividades. “Apesar de todos os nossos esforços, chegamos ao limite. A Nexfit não tem condição de seguir operando e estamos encerrando com dignidade”, diz na gravação. Em nota enviada à RBS TV, ele nega má-fé e afirma que “não houve dolo, má-fé ou qualquer intenção fraudulenta”, e que foi disponibilizado um canal oficial de atendimento aos clientes. Um grupo de alunos se mobilizou após o ocorrido. Já são mais de 350 pessoas em um aplicativo de mensagens, tentando ressarcimento, que não depende de investigação policial e sim de processo junto ao Juizado Especial Cível. “A gente se sente injustiçado. Queremos ser ressarcidos ou, ao menos, que as autoridades investiguem o caso e que isso não volte a acontecer”, reforça Mariana. Promoção relâmpago antes do fechamento O estudante Giovani Böck afirma que ele e a namorada compraram um plano promocional em junho, durante uma campanha para o Dia dos Namorados. “Ofereceram plano por R$ 55 para cada um. A gente fechou, começou a treinar, mas logo percebemos que os funcionários estavam vindo com menos frequência. Um dia, estava fechado e tinha só um papel dizendo que era uma pane elétrica, que seria resolvida em breve”, conta. Uma mensagem enviada aos clientes no dia 29 de junho, um dia antes do fechamento, dizia: “Última chance de entrar com os valores antigos antes de uma nova fase da academia”. Para a polícia, o conteúdo reforça a suspeita de estelionato. Investigação policial O delegado Daniel Ordahi, responsável pelo caso, afirma que o dono da academia está incomunicável e deve ser ouvido nos próximos dias. “Em todas as ocorrências registradas, as vítimas relatam que tentaram contato com o proprietário, mas não obtiveram resposta. Mesmo que fosse para uma reforma, ele teria que dar alguma explicação. Já instauramos o inquérito na 17ª Delegacia e, ao final, ele será indiciado por estelionato”, afirma o delegado. VÍDEOS: Tudo sobre o RS